ITINERÁRIOS FORMATIVOS E INVESTIGAÇÃO FORENSE

Venha conhecer essa novidade para sua Instituição de Ensino!

 

O que são as Ciências Forenses e quais as vantagens de sua inclusão no Ensino Médio?

 

Já imaginou os alunos analisando um local simulado de um desastre ambiental, aplicação de luminol e DNA ou um caso de entomologia forense, propondo soluções científicas e finalizando o trabalho com a redação de um documento técnico científico? Pense em quantas habilidades ele pode desenvolver? E a motivação para isso ao relacionar com os seriados de TV?

Isso é Investigação Forense no Ensino Médio!

Pode-se definir Ciências Forenses como um conjunto de conhecimentos científicos com o objetivo investigativo pela produção de provas, sejam para fins criminais, trabalhistas ou cíveis. As ciências forenses compreendem a união de diversas áreas do conhecimento mas principalmente focando nas Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, sendo altamente exigido dos profissionais, conhecimentos de química, física, biologia, matemática, informática, dentre outras. Trata-se de uma área interdisciplinar e em consonância com as novas diretrizes propostas para o Ensino Médio no Brasil que estimula o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico,  o pensar científico, levantamento de hipóteses, dentre outras.

Como trabalhar a perícia criminal no Ensino Médio?

 

O tema Ciências Forenses já é visto como assunto motivador e curioso dentre os discentes há alguns anos, principalmente devido aos seriados de televisão como CSI, Breaking Bad, La Casa de Papel, Dexter, dentre outros. O motivo dessa curiosidade se dá pelo uso da ciência como ferramenta capaz de elucidar crimes de forma irrefutável e que desperta dentre os jovens a capacidade de investigação forense. Assim, pode-se dizer que a abordagem dessa temática na nova proposta do Ensino Médio precisa de metodologias ativas capazes de proporcionar ao discente o desenvolvimento do raciocínio científico. Atividades como oficinas de luzes forenses, local simulado, experimentos com materiais biológicos, análise de alimentos e de documentos são algumas estratégias que devem ser consideradas nessa nova proposta. A criação de núcleos de estudos também é fundamental nessa nova proposta, com o objetivo de criar momentos aprofundados de reflexão.

Benefícios da Investigação Forense como Itinerário Formativo

 

Dentre as diversas vantagens de se trabalhar esse tema no Ensino Médio, podemos destacar:

- Facilidade de experimentação. O laboratório do professor pode ser a própria sala de aula, um jardim, estacionamento ou até mesmo o refeitório. A criação do espaço é livre e fácil de ser gerida não necessitando de locais e equipamentos complexos;

- Conteúdo interdisciplinar. Esse sem dúvida é um dos grandes benefícios da Investigação Forense pois essa permeia diversas áreas do conhecimento e não é apenas multidisciplinar, mas permite a interação entre elas;

- Hipóteses e soluções. Promove a capacidade em levantar hipóteses e como solucioná-las, favorecendo o Pensar Científico;

- Metodologias ativas no ensino. Facilita o uso de métodos como: Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em problemas; Cultura Maker; Design Thinking; Estudos de Casos; Oficinas de aprendizagem; Storytelling; Gamificação;

- Mercado de Trabalho. É sem dúvida uma área em expansão no mercado de trabalho.

- Habilidades diferenciadas. A Investigação forense proporciona o desenvolvimento de habilidades essenciais como a atenção, a redação e o pensar científico.

Algumas ideias para os gestores pedagógicos

A grande dificuldade na implementação da Investigação Forense como Itinerário Formativo está na disponibilização de materiais e também na formação do corpo docente, o qual dificilmente possui capacitação nesse área. Assim a criação de uma disciplina eletiva nessa linha deve ser planejada cuidadosamente.

Pensando na diversidade de nosso imenso território, bem como na especificidade de cada região, os ITINERÁRIOS FORMATIVOS em INVESTIGAÇÃO FORENSE deverão ser ajustados em comum acordo com a direção, citando-se abaixo, exemplos de dois e suas respectivas áreas a serem trabalhadas:

 

1) Drogas de abuso: Plantas tóxicas, Novas Substâncias Psicoativas, Medicamentos controlados, Mecanismo de ação no corpo, Exames toxicológicos.

 

2) Atuação pericial em campo: Luminol e  exame de DNA, Impressões digitais, Balística, Entomologia Forense

Notem que ambos Itinerários são interdisciplinares, abrangendo mais de uma área do conhecimento com ênfase nas Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

 

Investigação Forense nos Sistemas de Ensino no Brasil

 

Alguns grandes sistemas de ensino no Brasil já divulgaram Itinerários Formativos em INVESTIGAÇÃO FORENSE em seus mateirais para 2022 sendo muito procurados pelos(as) discentes. Uma das grandes empresas responsáveis pela produção de materiais para diversas instituições é a POLIEDRO EDUCAÇÃO, a qual já publicou um Itinerário Formativo em Investigação Forense, escrito por mim, Tales Giuliano Vieira. O material já está sendo disponibilizado para os colégios conveniados e foi escrito pensando nos critérios técnicos e pedagógicos para os(as) discentes. Além das aulas, o itinerário contem ainda materiais de apoio para os docentes.

Precisa de ajuda?

A grande dificuldade das instituições de ensino para a implantação de ITINERÁRIOS FORMATIVOS EM INVESTIGAÇÃO FORENSE tem sido o acesso a materiais de qualidade além da capacitação para o corpo docente. Dessa forma a atuação de um consultor é essencial para as atividades abaixo:

1) Elaboração de Materiais Didáticos ou atividades experimentais - Confecção ou apoio na elaboração de materiais diversos como apostilas, aulas experimentais, gravação de vídeo aulas ou podcasts, elaboração e organização de locais simulados, etc.

2) Consultoria Educacional - Assistência educacional auxiliando as instituições a criarem seus itinerários formativos em Investigação Forense oferecendo todo suporte remoto ou presencial.

3) Formação continuada para a equipe docente - Caso a escola já tenha o Itinerário Formativo estruturado bem como o material, é importante buscar cursos de capacitação para o corpo docente e toda equipe pedagógica, complementando e engrandecendo o trabalho com os alunos.

Dúvidas?

Fale comigo pelo email: talesperito@gmail.com   ou envie seu contato no formulário abaixo que entrarei em contato

Contate-nos